sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Reaproveitar a água da chuva


Como reaproveitar a água da chuva em residências?

É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.

Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência.

Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.

Algumas empresas, como a catarinense BellaCalha (www.acquasave.com.br), oferecem sistemas completos de aproveitamento de água de chuva. Eles podem ser instalados em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Nos edifícios prontos, o reaproveitamento será para as áreas comuns, já que o custo de criar uma rede paralela de água em cada apartamento torna a empreitada inviável.


4 comentários:

  1. Muito legal esse procedimento de reaproveitamento da água, se pudesse, todas as casas teriam que ter um desses sistemas, para se aproveitado melhor a água, assim poupando um pouco da água que nós podemos consumir.

    ResponderExcluir
  2. Nos dias atuais,é muito importante saber os problemas que a população em algumas regiões do planeta estão passando pela falta de água disponível para o consumo.Por isso é importante o reaproveitamento de água,como nesse sistema acima
    em casa mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessane este sistema de água da chuva porêm muito caro.
    Existe sistemas mais populares deem uma olhada www.harvesting.com.br é muito mais barato
    O re aproveitamento na Australia e na Alemanha ja virou parte da Engenharia local nao se faz projetos civis sem considerar a coleta da água da chuva.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho procurado pesquisar bastante, pois quero minha casa cada vez mais, ecologicamente econômica, pois os gasto com agua, em minha casa são absurdo, eu moro em uma casa de coabe e ainda não fiz nem uma reforma nela, por isso quero descobrir métodos que deixe o meu dia adia melhor e sem jogar fora a água tratada tão cara, que me da dó de ver que faz falta pra tanta gente ao menos beber um copo.Eu tenho um caníl com 4 cachorros,tenho uns 30 canários Belgas, tenho 12 Calopsitas, tenho 2 papagaios, tenho um casal de periquitos Australianos azuis, com 2 filhotes, uns 20 filhotes de belgas que nasceram este ano, e tenho minha horta de fora a fora e minhas flores também, então eu tenho muito gasto com água!!Quero começar a comprar os materiais, devagar para que eu possa instalar, conforme eu vá reformando a minha casa, e quero também o aquecedor e alguma idéia que possa também reduzir os meus gasto de energia elétrica que são bem altos.Eu amei o sistema acima, e pode ter certeza que vou fazer!!Quero saber qual o tamanho máximo de reservatório que eu posso construir, e no caso de eu querer reaproveitar a própria água da máquina de lavar, do tanque, do chuveiro, se pode ser jogado no mesmo filtro por outras vias ou não cada um seria um!!! Parabéns por expor tal idéia de maneira tão fácil e clara!!

    ResponderExcluir