quinta-feira, 5 de agosto de 2010

curiosidade - Calçada que absorve chuva está em teste


Uma tipo de calçada que custa cerca de 30% mais que as normais, mas que ajuda a combater enchente é testado pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). A associação está desenvolvendo normas para a utilização do que chama de pavimento permeável. Esse tipo de calçada já está em testes em São Paulo.
Mariana Marchioni, engenheira da ABCP, diz que a calçada retém 100% da água da chuva. Os outros tipos de piso não absorvem nem 1%, de acordo com ela.A calçada permeável é feita de peças de concreto intertravado com espaço maior entre elas.
A água, assim, penetra no solo facilmente.Mas o que garante a permeabilidade é o que está por baixo do piso. No solo compactado ou na areia, a água praticamente não infiltra.

6 comentários:

  1. muito interessante essa calçada permeável e o sistema de reaproveitamento da água da chuva, acho que todos deveríamos aproveita-la mais para economizarmos água potável.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, com essa calçada e com o sistema de capitalização e reaproveitamento da água, nós poderiamos economizar muita água.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Essa calçada,pode trazer vários benefícios para a população,pois as ruas não ficarão inundadas de água,e a água será reaproveitada.

    ResponderExcluir
  5. muito bom o blog. muitas curiosidades bem importantes com a da calçada para reaproveitar a agua, sobre a chuva ácida tambem, as perguntas muito boas. ja sabia alguma coisa sobre chuva mas com o blog aprendi muito mais.

    ResponderExcluir
  6. gostei, apesar do custo ser mais elevado ela compensa

    bom trabalho

    ResponderExcluir