quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Chuva congelada

A chuva congelada ou chuva congelante é um tipo de precipitação que começa a cair desde as nuvens à superfície em forma de neve, a grandes alturas, derrete-se completamente enquanto cai, quando atravessa uma camada de ar com temperatura acima do ponto de congelamento (0°C), e logo encontra uma segunda camada inferior a níveis mais baixos de temperatura que a primeira, sobrefundindo-se. Esta água então congelar-se-á ao impactar-se com qualquer objeto que encontre, podendo o gelo acumular-se até vários centímetros, com uma camada de gelo transparente.


Mecanismo

Usualmente, a chuva congelada associa-se com a aproximação de uma frente quente, quando o ar frio, a uma temperatura igual ou inferior ao ponto de congelamento, fica preso aos níveis mais baixos da atmosfera, com correntes de calor moderado nas partes mais altas. Na América do Norte, por exemplo, isto ocorre quando um sistema de baixa pressão move-se desde o vale do Rio Mississippi em direção à cordilheira dos Apalaches e ao vale do Rio São Lourenço, na estação fria do ano, e existe um sistema de alta pressão situando-se mais ao leste. o ar quente do Golfo do México é com freqüência o responsável pelas precipitações congeladas.

O ar quente logo é forçado mais acima, onde altera drasticamente a temperatura na camada média, ao redor de 800 milibares. Se a advecção for suficientemente forte para aquecer uma fina camada a vários graus sobre o ponto de congelamento por um breve período, ou uma camada maior levemente acima de 0°C por um período longo, a neve que cair nesta camada fundir-se-á e converter-se-á em gotas de chuva que se congelarão ao atingirem o solo, se este estiver a uma temperatura de 0°C ou inferior.


Efeitos

Linhas de alta tensão congeladas após uma chuva

Com freqüência, a chuva congelada causa importantes blecautes. Os cabos cobertos com gelo tornam-se extremamente pesados, o que faz com que se rompam os pólos de apoio, os isolantes e as linhas. Além disso, os galhos das árvores cobertas com muito gelo podem quebrar-se e cair sobre as linhas elétricas. Ademais, o gelo que se forma nas rodovias deixa perigosa a condução de veículos. Diferentemente da neve, o gelo úmido produz uma redução na tração, e os veículos estão mais propensos a deslizar e sofrer acidentes.

Os efeitos na vegetação podem ser graves, pois as plantas não podem suportar o peso do gelo. Algumas árvores, como as coníferas, podem ser vítimas das tempestades de gelo na medida em que suas acículas podem acumular gelo, mas não são capazes de agüentar o peso deste.

Abaixo alguns exemplos de chuvas congeladas!





2 comentários:

  1. Nossa muito interessante isso. Seria muito massa acontece como isso em Ijuí(1° figura).

    ResponderExcluir
  2. A chuva congelada começa a cair das nuvens,em forma de neve,e quando vai caindo a temperatura é mais alta do que o ponto de congelamento,fazendo a derreter,e chegar ao solo em estado líquido.

    ResponderExcluir